Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de julho de 2010

OLHANDO PARA O FUTURO! HAROLDO NÚÑEZ - POR MONICA GALLAS



Entre Vistas
________________________________________

Olhando para o futuro

Em 1957, aos 19 anos, Haroldo Dias Núñez implantou a Empresa Jordão em Salvador, marcando notável presença com a oferta de serviço de ônibus urbanos, em substituição às famosas marinetes. Em 1964, partiu para nova empreitada, ao montar uma cerâmica no ainda incipiente município de Simões Filho. De modo artesanal, chegou a produzir 3 mil tijolinhos mensais, que abasteceram o comércio local e cidades vizinhas, subsidiado pelo governo. Os tijolos da Cerâmica Poty começam a chegar em Salvador aos poucos, trazidos em um velho caminhão cedido por seu pai. Essa história de sucesso é contada pelo próprio Haroldo, em entrevista à Coluna Entretenimento. Ele conversou sobre a nossa cidade, os anseios da população e, principalmente sobre o seu trabalho à frente do Fórum Municipal para o Desenvolvimento Sustentável do Centro da Cidade. Num bate-papo informal com a nossa colunista Mônica Gallas, ele falou um pouco também da sua vida pessoal. Confira:
Mônica Gallas – Sempre com visões inovadoras – eu diria até futuristas –, o sr. Está, hoje, como Presidente do Fórum Municipal para o Desenvolvimento Sustentável do Centro da Cidade. Do que se trata esse Fórum?
HDN: É um fórum com visão de futuro, com o objetivo de se consolidar num espaço legítimo de discussão, encaminhamento e acompanhamento de programas, projetos e ações voltadas para o desenvolvimento do centro da cidade e serve como referencial para outros ‘espaços de concertação’ de Salvador. Possui a missão de impulsionar e apoiar o processo de desenvolvimento local integrado e sustentável do centro da cidade de Salvador, através da articulação dos fatores sociais, econômicos e governamentais. Sua área de abrangência inclui as regiões do Pelourinho, Baixa dos Sapateiros, Barroquinha, Comércio, Avenida Sete e Feira de São Joaquim.



MG – Existe um projeto para revitalização do Centro. Essa revitalização vai de onde até onde?

HDN – Sim, o Projeto de Requalificação Urbana da Avenida Sete de Setembro e Adjacências, que corresponde a região que vai do Teatro Castro Alves até o Sulacap, prevê uma grande melhoria no comércio dessa região, gerando assim mais empregos e tornando digno o comércio do centro de nossa cidade.

MG – Esse projeto incentiva a Arte ou o esporte?

HDN – Sim, incentiva a arte.

MG - Quem apóia esse projeto? O Governo, a Prefeitura, as empresas?

HDN - O Governo do Estado da Bahia, a Prefeitura Municipal de Salvador,

AECASA - Associação dos Empresários da Cidade Alta, CDL - Câmara dos Dirigentes Lojistas de Salvador, ABAM - Associação das Baianas de Acarajé e Mingau, ABRASEL/SHBRS - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, ACOPELÔ - Associação dos Comerciantes do Centro Histórico de Salvador, ACLAJ - Associação Comunitária do Largo 2 de Julho e Adjacências , AECOM - Associação dos Empresários do Comércio, ALBASA - Associação dos Lojistas da Barroquinha e Baixa dos Sapateiros, FEMICRO - Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte da Bahia, SINDFEIRA - Sindicato do Comércio Varejista de Ambulantes e Feirantes de Salvador, Sindicato dos Comerciários de Salvador, FMLF - Fundação Mario Leal Ferreira, SMA - Superintendência do Meio Ambiente, SPJ - Superintendência de Parques e Jardins, SESP - Secretaria Municipal de Serviços Públicos, TRANSALVADOR - Superintendência de Engenharia e Tráfego, STP - Superintendência de Transporte Público, FGM - Fundação Gregório de Mattos, AR I - CENTRO (Administração Regional – Centro), AR VI - BARRA -(Administração Regional Barra), EMTURSA - Empresa de Turismo de Salvador, DESAL - Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador, SEDUR - Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, SICM - Secretaria da Indústria e Comércio e Mineração do Estado da Bahia, COELBA - Companhia Elétrica do Estado da Bahia, EMBASA- Empresa Baiana de Águas e Saneamento, EMBRATEL - Empresa Brasileira de Telecomunicações, OI / TELEMAR - Empresa de Telecomunicações, BAHIA GÁS - Concessionária de Distribuição de Gás, NET - TV a Cabo, IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.



MG – Quem tiver interesse em colaborar de alguma forma pode entrar em contato com o senhor?

HDN – Sim, sempre estamos abertos a ajudas para que possamos tornar esse projeto uma realidade. Estou sempre à disposição através do e-mail: forumcentrossa@gmail.com.

MG – O que falta para que esse projeto inicie?

HDN - Vontade política. Existem outras prioridades e muitas cobranças ao governo que acabam deixando o centro para “um outro momento”. Mas, acredito que nossa cidade será muito melhor vista a partir do cuidado com a história e seu patrimônio.

MG – Quais as dificuldades que o Fórum enfrenta?

HDN - Recursos financeiros. Sem eles, não temos como cuidar das associações dos bairros, promover melhorias nos imóveis tombados, incentivar crianças moradoras dessas regiões.

MG – Esse trabalho que o Sr. faz demanda muito tempo, dedicação e parece que sempre foi assim... E a família? Sempre sacrificada?

HDN - Há 13 anos nessa luta, costumo dizer que é um trabalho de formiguinha. São de 10 a 12 horas por dia de muita dedicação. A família sempre sacrificada e é o meu baluarte e sempre incentivadora por acreditar que em breve estaremos realizados em ver a nossa cidade valorizada não só pelos baianos, mas por todo o turismo que, por enquanto, só faz críticas ao abandono do nosso centro.

MG – Casado com quem?

HDN - Dona Maria Zélia Carvalho Núñez

MG – Quantos filhos?

HDN – Tenho três filhos, Marcos Antônio, Zélia Maria e Haroldo Carvalho.

MG – Netos e Bisnetos?

HDN – Sim! Os netos Manoela, Marcos, Isabela e Leonardo e meu bisneto Gabriel.

MG – Quando não está trabalhando o que o Sr. mais gosta de fazer?

HDN - Dirigir, caçar e pescar.

MG – Sua comida preferida? Quem cozinha?

HDN – Cozido. Eu mesmo cozinho e recebo elogios da família (risos).

MG – Um livro.

HDN - O Evangelho Segundo o Espiritismo.

MG – Uma frase inesquecível.

HDN – “Se conhece o verdadeiro homem pelo seu caráter e não pelo seu brilho

transitório”.

MG – Um grande homem.

HDN - Meu pai, Avelino Núñez Núñez.

MG – Obrigado a...

HDN - Minha família e a todas as entidades que congregam com o Fórum.

MG – Um apelo à sociedade baiana:

HDN – Vamos criar a cultura do associativismo, Há 350 anos, o Padre Antonio Vieira, em seus sermões, sempre dizia: “Fora da União, não há salvação”.

Um comentário:

  1. Humildade e caráter!Esse é o cara!!!!!13 de agosto 2013.Parabéns seu Haroldo!!!!!!!!

    ResponderExcluir